• Livros Vikings

TERIA O VIKING UBBE REALMENTE DESCOBERTO A AMÉRICA?

Os vikings exploraram a América séculos antes de Cristóvão Colombo, mas a viagem de Ubbe na 6ª temporada de Vikings foi baseada na história de outro homem.


Ubbe e Leif Erikson na América.

Enquanto os seus irmãos planejavam outro ataque a Wessex — na 6ª temporada de Vikings —, as ambições de Ubbe foram um pouco mais longe. À medida que a série do History Channel terminava, o segundo filho de Ragnar Lothbrok se tornava o primeiro viking a chegar à América, atracando nas costas de Newfoundland (Terra Nova), após saírem da Groenlândia e passarem por uma viagem angustiante pelo mar. A série Vikings é conhecida por tomar liberdades com a história em prol da narrativa, então, será que a viagem de Ubbe às Américas foi baseada em uma história verdadeira?


A resposta é uma mistura de "sim" e "não". Pelo que sabemos, o Ubbe da vida real nunca navegou à América; seu papel mais conhecido nas sagas nórdicas foi quando, junto dos irmãos, liderou o Grande Exército Pagão, que invadiu a Inglaterra em meados do Século IX, conforme retratado nas 4ª e 5ª temporadas de Vikings. No entanto, há um homem chamado Leif Erikson que a história registra como o primeiro viking a liderar uma expedição à América do Norte — que ele apelidou de Vínland ("Terra do Vinho ou Vinholândia"), depois de encontrar em abundância videiras e uvas. A área que Leif Erikson explorou é conhecida hoje como Terra Nova, mas sua chegada ocorreu aproximadamente em 1000 d.C. — mais de um século depois que na 6ª temporada de Vikings.


A descoberta da América pelo povo nórdico foi acelerada na linha do tempo de Vikings, com o objetivo de completar o ciclo dos temas da série. A história começou com os sonhos de Ragnar Lothbrok de explorar terras que os vikings nunca haviam visitado, e a 6ª temporada viu os filhos de Ragnar realizando suas ambições de maneiras diferentes. Enquanto Ivar, o Desossado (o Sem Ossos), prestava homenagem à temível reputação de seu pai como guerreiro e invasor, Ubbe perseguia o sonho de Ragnar de descobrir novas terras que fossem ricas para agricultura e assentamentos. Em declarações à Collider, o showrunner de Vikings, Michael Hirst, disse que o programa sempre foi planejado para terminar assim: "Eu sabia que o final seria a descoberta de Terra Nova e, por conseguinte, da América. E foi isso que eu sempre planejei".


A descrição de Leif na Saga dos Groenlandeses não se assemelha a de Ubbe '(interpretado por Jordan Patrick-Smith) em Vikings: "um homem grande, forte, de aparência muito marcante e sábio, bem como sendo um homem de moderação em todas as coisas. "Ao contrário de seus irmãos mais impulsivos e instáveis, Ubbe sempre foi o filho mais calmo, atencioso e diplomático de Ragnar, em um ponto se convertendo ao cristianismo, a fim de garantir melhores relações com o Rei Alfredo, o Grande e sua corte real. Ubbe exerceu a mesma sabedoria e diplomacia quando os seus colonos encontraram pela primeira vez o povo Mi'kmaq, deixando presentes para eles, como um gesto de boas intenções, bem como quando trabalhou com os líderes Mi'kmaq para tentar cultivar a paz.


O relato da história do primeiro encontro dos vikings com os indígenas norte-americanos é muito menos romântico. De acordo com a Saga dos Groenlandeses, Leif não encontrou nativos durante a sua primeira expedição, mas seu irmão Thorvald o fez, em seu segundo verão explorando Vínland. De acordo com a história, os homens de Thorvald descobriram três barcos cobertos de couro, contendo três homens a bordo de cada e todos, menos um, foram massacrados pelos vikings. Uma batalha com um grupo maior de nativos teve início e Thorvald foi atingido por uma flecha e logo morreu devido aos ferimentos. Mais tarde, um homem chamado Thorfinn Karlsefni levou o seu próprio bando de nórdicos para Vínland, a fim de estabelecer um assentamento, mas apesar dos esforços iniciais dos povos indígenas para se envolver no comércio, as relações rapidamente se transformaram em violência.


A jornada de Ubbe para a América na 6ª temporada de Vikings é particularmente interessante à luz da próxima sequência/spinoff da série, Vikings: Valhalla, que passará mais de um século depois da 6ª temporada de Vikings, e contará com Leif Erikson entre as personagens. Vikings: Valhalla pode muito bem abordar a expedição de Ubbe e explicar o porquê de a história registrar Leif como o primeiro explorador viking que chegou à América. Se Ubbe nunca voltasse para a Noruega e seus colonos morressem ou se integrassem à tribo Mi'kmaq, ele seria considerado perdido no mar e a história de suas aventuras na América do Norte não seriam registradas nas sagas. Mas, se e quando Vikings: Valhalla chegar à América, Leif Erikson talvez encontre algum vestígio daqueles que estiveram lá antes dele.


FONTE: Screen Rant

SHAW-WILLIAMS, H. Vikings True Story: Did Ubbe Really Explore North America? Screen Rant. Quebec, 09 de jan. de 2021. Disponível em: <https://screenrant.com/vikings-true-story-real-ubbe-discover-north-america/>. Acesso em: 11 de jan. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings).


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #ubbe #ragnar #américa #vikingsnaaméria #vínland #livrosvikings

Recent Posts

See All

Partnerships:

Modelo Design is a Viking Books partner
Denis Matyis is a Viking Books partner
Vila Viking Brasil is a Viking Books partner
Hidromel Yggdrasill is a Viking Books partner
The Viking Market is a Viking Books partner
Norse Roadsters are Viking Books partners

VIKING BOOKS

171, Paulista Avenue, 4th floor, São Paulo-SP, Brazil, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 

Deliveries in Brazil within 30 days

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

HOME

STORE

BOOKS

OLUAP, THE WARRIOR

OLUAP, THE UNIFICATION

© 2019 by VIKING BOOKS. Proudly created by LV-SVO.

Brazilian Consumer Protection Law

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0