• Livros Vikings

OS ELMOS DE VENDEL: AS ESPETACULARES RELÍQUIAS ESCANDINAVAS DO PERÍODO VENDEL — PRÉ-VIKING

Vendel e Valsgärde são dois sítios arqueológicos localizados na Suécia. Ambos os locais já foram usados como cemitérios. O sítio de Vendel é homônimo ao período pré-viking da região. Nesses locais de sepultamento, vários capacetes foram encontrados e são considerados alguns dos bens mais impressionantes de Vendel e Valsgärde — são conhecidos como os Elmos de Vendel. Capacetes semelhantes também foram encontrados fora da Suécia, em especial na Inglaterra.

Vendel e Valsgärde: cemitérios do período de Vendel

Os sítios de Vendel e Valsgärde estão localizados em Uppland, na costa leste da Suécia, e foram usados como cemitérios durante o período Vendel. De acordo com os arqueólogos, este período começou por volta de 550 d.C. e durou até cerca de 800 d.C. Em outras palavras, este foi o período que precedeu a Era Viking. Embora as pessoas que viveram na Suécia durante o período de Vendel não tenham deixado nenhum registro escrito próprio, eles foram registrados por pessoas de outras partes da Europa. Mais importante, eles deixaram a cultura material, que desde então foi escavada pelos arqueólogos.


Apoie a Livros Vikings, saiba como...


Quando o sítio de Valsgärde foi descoberto em 1929, descobriu-se que o cemitério estava quase totalmente intacto. Posteriormente, fora praticamente escavado em sua totalidade. Os arqueólogos desenterraram pelo menos 62 sepulturas de cremação, bem como 15 inumações e sepulturas de câmara. As descobertas mais espetaculares do local, porém, foram os 15 enterros em navios. Para tal enterro, um barco era trazido para terra e transportado ao cemitério.


Antes do enterro, o navio era preenchido com todos os tipos de pertences “mortais” que o falecido pudesse utilizar na vida após a morte. Incluíam-se objetos práticos, como armas e armaduras, e objetos de lazer e estratégia, como jogos de tabuleiro. Observou-se que os bens mortuários do período de Vendel são normalmente folheados a ouro e ricamente adornados. Em comparação, os bens “mortais” da Era Viking subsequente que são visivelmente mais simples. Além disso, os vikings parecem ter preferido a prata ao ouro.


Os Elmos de Vendel são feitos de ferro e foram encontrados em vários sítios arqueológicos. (Statens Historiska Museum / CC BY 2.5 )

Elmos encontrados no cemitério de Vendel

Os capacetes são indiscutivelmente os bens mais impressionantes encontrados nos cemitérios da Era de Vendel. Como modelos, esses capacetes foram apropriadamente chamados de Elmos de Vendel. Embora seja quase certo que os capacetes tenham sido feitos na Escandinávia, permanecem dúvidas sobre como e quando esse tipo de capacete apareceu na região.


Geralmente, os estudiosos são da opinião de que os capacetes Vendel foram inspirados nos elmos romanos usados durante o Império Romano tardio. Alguns, por exemplo, sugeriram que os capacetes Vendel foram copiados e adaptados de elmos de gladiadores, enquanto outros sugerem que eles tiveram suas origens nos capacetes de desfile romanos ou nos elmos de crista ou cume usados pelos soldados durante o período romano tardio.


Os Elmos de Vendel eram feitos de ferro, e como o capacete de crista romano tardio, sua “tigela” (a parte que cobre o crânio) consistia em duas ou quatro partes mantidas juntas por uma crista longitudinal. A propósito, esse design também foi usado para o Spangenhelm, um tipo de capacete que era popular na Europa durante o período medieval.


Voltando aos Elmos de Vendel, estes podem ser considerados não apenas como equipamentos de proteção, mas também como objetos de arte. Por exemplo, em alguns exemplares, a crista longitudinal foi feita na forma de um dragão, com a cabeça da criatura desenhada como a terminação da crista. A boca do dragão parece estar segurando os óculos de proteção e o protetor do nariz do capacete, os primeiros também estilizados. As bochechas também costumam ser anexadas aos Elmos de Vendel. Em alguns casos, um aventail era adicionado para uma proteção extra.


Detalhes de um Elmo de Vendel. (Statens Historiska Museum / CC BY 2.5 )

Adornos intrincados nos Elmos de Vendel

Como mencionado anteriormente, os capacetes do período Vendel eram ricamente adornados, especialmente quando comparados aos capacetes da Era Viking. Isso é mais claramente demonstrado pelas placas de folha de prata em relevo que decoram os capacetes. Esses elementos decorativos foram feitos usando uma técnica chamada pressblech. Esta técnica envolve o martelamento das placas de folha em matrizes de bronze, nas quais as primeiras adquirem os motivos das segundas.


Os artesãos do período Vendel tinham um repertório de ornamentos limitado, cerca de oito, segundo um estudioso. Um exemplo de motivo encontrado nessas placas de folha de prata é o “Guerreiro Caído”, dois exemplos dos quais foram encontrados em Valsgärde. Este desenho descreve um “guerreiro com uma lança, cavalgando montado sobre um guerreiro caído. O guerreiro caído está mergulhando sua espada no cavalo, e uma pequena figura pode ser vista guiando a lança do guerreiro montado”. Esta pequena figura, que é mostrada usando um capacete com chifres, é considerada Odin (também conhecido como Woden), Deus dos deuses na Mitologia Nórdica


Este motivo em particular também foi usado para reforçar a conexão entre os Elmos de Vendel e suas contrapartes romanas tardias. Afinal, o tema do guerreiro caído é um tema popular encontrado nas lápides dos oficiais romanos, por meio do qual o oficial é retratado em seu cavalo, pisoteando um guerreiro nativo caído. No entanto, a representação de Odin nas placas de alumínio de Valsgärde demonstra que os artesãos da Era de Vendel não apenas copiaram este motivo dos romanos, mas acrescentaram crenças religiosas locais a eles, transformando-os assim em objetos híbridos.


Elmo Sutton Hoo descoberto em 1939 na Inglaterra.

Elmos de Vendel descobertos fora da Suécia

Os Elmos de Vendel não foram encontrados apenas na Suécia, capacetes de estilo semelhante também foram descobertos em outras partes do noroeste da Europa. Na Inglaterra, por exemplo, vários desses capacetes foram descobertos ao longo dos anos. Um dos mais famosos é o Elmo Sutton Hoo, que hoje está exposto no Museu Britânico. O capacete foi descoberto em 1939 e foi datado do final do Século VI ao início do Século VII d.C.


Embora algumas semelhanças claras possam ser vistas entre o capacete Sutton Hoo e os Elmos de Vendel da Suécia, também existem várias diferenças entre os dois. Alex Woolf, por exemplo, destaca que o capacete Sutton Hoo é de qualidade superior aos de Vendel. Outra estudiosa, Monica Akemade, propôs que os capacetes Vendel eram, na verdade, pobres imitações do Elmo Sutton Hoo.


Para concluir, os Elmos de Vendel dos sítios de Vendel e Valsgärde são, sem dúvidas, artefatos impressionantes, embora possam ser considerados pelos estudiosos como de qualidade inferior em relação aos outros capacetes semelhantes produzidos durante esse período, como o Sutton Hoo. Os Elmos de Vendel também são interessantes devido ao fato de demonstrarem a mudança e a continuidade no design do capacete de cume desde o período romano tardio à Era Viking.



FONTE: Ancient Origins

MINGREN, Wu. Vendel Helmets: Spectacular Scandinavian Relics from the Vendel Period. Ancient Origins. Londres, 25 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.ancient-origins.net/artifacts-other-artifacts/vendel-helmet-0014583>. Acesso em: 25 de nov. de 2020. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa Newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos nas Redes Sociais.


#viking #vikings #eraviking #medieval #helmet #elmo #capacete #elmoviking #suécia #vikingssuécos #eradevendel #vendel #elmovendel #livrosvikings

83 views0 comments

Partnerships:

Modelo Design is a Viking Books partner
Denis Matyis is a Viking Books partner
Vila Viking Brasil is a Viking Books partner
Hidromel Yggdrasill is a Viking Books partner
The Viking Market is a Viking Books partner
Norse Roadsters are Viking Books partners

VIKING BOOKS

171, Paulista Avenue, 4th floor, São Paulo-SP, Brazil, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 

Deliveries in Brazil within 30 days

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

HOME

STORE

BOOKS

OLUAP, THE WARRIOR

OLUAP, THE UNIFICATION

© 2019 by VIKING BOOKS. Proudly created by LV-SVO.

Brazilian Consumer Protection Law

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0