• Livros Vikings

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O BARCO VIKING DE 1000 ANOS ENCONTRADO POR GEORADAR NA NORUEGA

Arqueólogos usaram tecnologia georadar para encontrar um navio viking enterrado na Noruega.


Pesquisadores dizem que o navio provavelmente tem mais de 1.000 anos.


No início desta semana, os restos de um navio viking foram encontrados em uma ilha norueguesa sob um túmulo ao lado de uma antiga igreja de pedra, anunciou o Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU). O ministro do clima do país escandinavo, Ola Elvestuen, chamou a descoberta de "patrimônio nacional e internacional", relata Olaug Bjørneset da NRK, de acordo com uma tradução da Local Norway.


FONTE: Smithsonian.com

Os arqueólogos avistaram a espinha dorsal do barco, com 43 pés (13 metros) de comprimento, enquanto estudavam as imagens do radar de penetração no solo (GPR), em larga escala e alta resolução, feitas em um campo próximo à Igreja Edøy, localizada na ilha de Edoeya, a cerca de 70 milhas (112 quilômetros) a oeste de Trondheim. A equipe de pesquisa deu os créditos dos avanços à tecnologia georadar por tornar a descoberta possível.


O GPR envia ondas eletromagnéticas ao solo para criar uma imagem descrevendo os pontos onde as ondas se movem de maneira diferente, como acontece ao encontrar objetos enterrados.


"Nosso equipamento está melhorando, para que possamos ter certeza do que temos aqui", disse um porta-voz da NIKU ao James Rogers, da Fox News. “Além disso, a própria ilha está no meio das atividades merovíngias e vikings, que datam de mais de mil anos atrás. Os habitantes locais ficaram realmente felizes com a descoberta, mas não realmente surpresos.”


LEIA TAMBÉM: O PÓSTUMO RAGNARÖK DE THOR, O DEUS TROVÃO

LEIA TAMBÉM: A LIVROS VIKINGS PASSA A RECEBER ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO E ABRIRÁ EDITAL PARA COLETÂNEA, ENTENDA


Segundo Rogers, o navio poderia medir até 56 pés (17 metros) de comprimento. Partes da estrutura provavelmente foram danificadas pelo arado realizado nos séculos desde que o navio foi enterrado pela primeira vez. Embora os arqueólogos digam que é muito cedo para identificar a idade do navio, eles suspeitam que ele tenha mais de 1.000 anos de idade.


A equipe credita sua descoberta em parte aos esforços sistemáticos de pesquisa. O município de Smøla e os condados de Møre e Romsdal, onde o navio foi descoberto, há muito apoiam os esforços para investigar a história da região.


“Nós realmente terminamos a área combinada, mas tivemos tempo de sobra e decidimos fazer uma pesquisa rápida em outro campo”, diz o arqueólogo Manuel Gabler na declaração da NIKU. "Acabou sendo uma boa decisão."


Em março, relata a Associated Press, os pesquisadores descobriram um navio enterrado a oeste de Oslo usando a mesma tecnologia de georadar envolvida na nova descoberta. De acordo com o comunicado de imprensa, o GPR também foi associado à descoberta do navio Gjellestad no ano passado.


O arqueólogo Dag-Øyvind Engtrø Solem diz que a equipe espera continuar investigando a área em um futuro próximo, acrescentando: “[Queremos] participar de um projeto de pesquisa em conjunto com as autoridades locais, onde poderemos realizar uma investigação maior aqui, e com vários métodos invasivos de investigação. ”


Entretanto, os pesquisadores não têm planos para escavá-lo por enquanto, assim sendo o barco funerário de séculos continuará enterrado por mais um tempo.


FONTE: Smithsonian.com

MACHEMER, Theresa. Archaeologists Use Georadar Tech to Find Buried Viking Ship in Norway. Smithsonian.com, Washington, 27 de nov. de 2019. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/smart-news/archaeologists-use-georadar-tech-find-buried-viking-ship-norway-180973666/>. Acesso em: 28 de nov. de 2019. (Livremente traduzido pela Livros Vikings)


Seja uma das primeiras pessoas a receber as novidades do Mundo Viking, assinando a nossa newsletter ou adicionando-nos em seu WhatsApp... Siga-nos na Redes Sociais.


#Viking #Vikings #EraViking #Medieval #BarcoViking #BarcoFunerárioViking #FuneralViking #Norway #Noruega #VikingsNoruegueses #LivrosVikings

70 views0 comments

Partnerships:

Modelo Design is a Viking Books partner
Denis Matyis is a Viking Books partner
Vila Viking Brasil is a Viking Books partner
Hidromel Yggdrasill is a Viking Books partner
The Viking Market is a Viking Books partner
Norse Roadsters are Viking Books partners

VIKING BOOKS

171, Paulista Avenue, 4th floor, São Paulo-SP, Brazil, 01310-000

CNPJ: 35.663.864/0001-78 

Deliveries in Brazil within 30 days

WhatsApp: +55 (11) 9-8263-4066

HOME

STORE

BOOKS

OLUAP, THE WARRIOR

OLUAP, THE UNIFICATION

© 2019 by VIKING BOOKS. Proudly created by LV-SVO.

Brazilian Consumer Protection Law

  • RSS Livros Vikings
  • Spotify Livros Vikings
  • Deezer Livros Vikings
  • Facebook/livrosvikings
  • Instagram/livrosvikings
  • WhatsApp Livros Vikings
  • Livros Vikings no Google
  • Skoob Livros Vikings
  • Youtube Livros Vikings
  • LinkedIn Livros Vikings
0